quarta-feira, 6 de abril de 2011

Amsterdã

Logo na chegada à Amsterdã, encontrei uma cidade bem pacata ( por incrível que pareça ) era segunda feira e provavelmente todo mundo estava de ressaca. Até o maior shopping da cidade estava fechado. Aproveitei para dar um giro a pé e conheci boa parte do centro da cidade andando pelos infinitos canais que cruzam a cidade. Vi que os prédios são amontoados e realmente lá é a capital da bicicleta!! Logo na chegada, me deparei com um Mar de bicicletas e uma mais diferente da outra. Parece que quanto mais velha for a sua bike, mais Style é!! Realmente uma inversão bem bacana de valores!



Fui dormir meio depre.. é verdade! No hostel só haviam espanhóis viajando em grupo e efetivamente lá, não consegui fazer nenhuma nova amizade. Como o consumo de maconha é legal em Amsterdã, lá torna-se o principal destino do loucos ao redor do mundo. Então você pode imaginar os “Tipos” que eu encontrei na rua...!No outro dia pra ajudar, chovendo!! Depois de 15 dias na estrada, foi meu primeiro dia de chuva! E com a chuva, veio também o frio que não foi pouco!!! Comprei um grande guarda-chuva – preços turísiticos – e fui encarar o free walking tour, semelhante ao de Dublin, Paris, Edimburgo, Londres ... enfim todas as capitais dispõe desses tours de graça, andando pela cidade! E mais uma vez, entre encontros e desencontros, trombei com o amigo Felipe, com quem juntos fizemos a correria em Paris, conhecendo praticamente toda a cidade no mesmo dia!! Após atualizar-mos, conhecemos juntos algumas das muitas histórias por trás dos canais de Amsterdã!



Algo bem curioso pra inicio de conversa, é que a cidade também fica abaixo do nível do mar, e todos os canais que existem ali têm todo um sistema de eclusas para serem navegados. Os canais foram criados para facilitar a logística de distribuição de mercadorias para o interior da cidade. Assim, quando um grande barco ou navio, as mercadorias eram colocadas em embarcações menores, até chegarem ao destino.
Curiosidades como a história da Anne Frank, o porquê de alguns prédios estarem tortos foram algumas das histórias contadas. Prédios tortos se dão ao fato de que como as casas não tem garagem e as escadas são todas muito estreitas, a solução que o pessoal encontrou foi de colocar ganchos em cima do telhado dos prédios, que não passam de 4 andares, e com uma corda, içam a mobília até os andares superiores. Então alguém, depois de quebrar muitas janelas ao realizar essa manobra, teve a brilhante idéia de fazer a fachada do prédio levemente inclinada. Sim, propositadamente! Ao ver a principio, pensei que eram prédios condenados!



No mesmo dia fui à atração indicada pelo “amigo do parente do Oziel”, Keukenhof! O parque das tulipas! Tirando o grande frio e a fragrância fúnebre que as flores tendem a remeter meu olfato, minha visão me levou a um universo de cores e infinita beleza! Andei mais um pouco por entre as tulipas e realmente me vi em um dos cenários que certamente deixaria qualquer mulher extasiada! Especialmente as minhas amadas! Minha mãe, minha tia e minha namorada!




Depois de caminhar, parei para comprar um Waffer especial da Holanda e era bem bom! Mas era muito doce e me deu uma grande sede! Fui comprar água e meu dinheiro só deu para um picolé! E essa foi a forma de matar a sede!! Detalhe foi que quando eu mostrei pra tiazinha que eu queria um picolé ela disse: Você é corajoso! E eu dei risada!!!

Passeio realizado, fotos tiradas, hora de voltar pra Amsterdã. Como não tinha o telefone do Felipe, marquei com ele 19 hs em um ponto de encontro, para que a gente pudesse jantar juntos e enquanto esperava ele, um amigo que fizemos no Free Tour pela cidade estava lá com uma amiga e juntos fomos jantar comida típica holandesa!



Por trás das ruas e dos canais, dos maconheiros e malucos de todos os lugares, encontrei também muita história, organização e cultura.

Um comentário:

Tici disse...

Tá lindo de touca...gostei!
Amei estas tulipas todas...pega uma mudinha p/ sua mãe plantar aqui! Rs...
Não perco nenhum post, tá muito interessante sua viagem!
Mas a saudade está batendo forte e doendo...
Fica com Deus,
Te amo!
Beijos

Related Posts with Thumbnails