Por isso, essa cidade é realmente ímpar. totalmente diferente de todas as cidades que eu passei, a atmosfera de Roma é incrível! Pois assim como o Catatau comentou no Mobile Moment do Pantheon, sim, existe uma harmonia entre o velho e o novo. Mas isso também aconteceu no passado, pois muitos dos templos e igrejas que foram construídos no passado, todo o material foi usado de ruínas mais antigas. Foi o que aconteceu com o Coliseu, depois de um grande terremoto, pegaram os mármores que caíram e usaram para fazer "novas construções" que hoje, são velhas também!
Andando pelas ruínas do Coliseu, paguei caro para não pegar a fila de 3 horas para fazer a visitação e valeu cada centavo! Depois, andando pelas ruínas de um palácio, encontrei-me com um jovem casal de Recife e juntos caminhamos por toda roma, atrás das melhores atrações para quem só tem 3 dias pra ficar na cidade.
Eu até me imaginei andando pelas ruas do Game da Microsoft, Age Of Empires! Quem jogou sabe o que é um aqueduto, os templos e as casas de banho ... enfim, hoje, tudo em ruínas!
Acredito que nem em uma vida toda é possível conhecer os mais de 2800 anos de história que tem por trás dessa cidade que foi construída em cima das 7 colinas. ( vide capítulo 11 de Apocalipse )
Após andar muito pela cidade, muito mesmo! Eu, Henrique e Natália almoçamos uma clássica pasta, e continuamos a procura pela Fonte de Trevi! O engraçado que o guia turístico de bolso dela mandava a gente se perder, e foi exatamente isso que aconteceu! Demoramos para encontrar a bendita fonte!!!
Murphy, sempre cruel, minhas baterias da câmera foram pro espaço e a memória do Henrique simplesmente parou. Apelamos para o celular e câmeras descartáveis para não perder os momentos Kodak! Não poderíamos perder o Pantheon. Acho que é a mais copiada fachada de toda a história!
Nossa guia disse que como é páscoa, a cidade está mais cheia do que o normal, por isso a fila para entrar ao vaticano estava mais ou menos com 3,5 km ! Bom, só com muita fé no Papa pra entrar nessa furada! E por falar em Papa, vê-se por aqui muitos panfletos com a cara do Falecido João Paulo II... parece uma campanha eleitoral para a beatificação do danado!!!
Depois de descansar e recarregar as baterias, minhas e logicamente da minha máquina, saí novamente para peregrinar. Logo depois do almoço, retomei meu roteiro, que visava o Vaticano. No caminho, fui passando nos lugares onde a máquina falhou e registrei, agora com qualidade, os cliques perdidos no dia anterior.
Continuando rumo ao Vaticano, vejo que as ruas começam a ficar cada vez mais lotadas e turistas brotam de todos os cantos. É impossível distinguir exatamente o idioma que se fala nas ruas... sim uma verdadeira babel! E também muitos brasileiros, claro! Chegando ao Vaticano, naquele mar de pessoas, milagrosamente seria a palavra mais adequada, encontro-me novamente com Henrique e Natália!!! Sim, os amigos do dia anterior! Encontramo-nos somente pelo detalhe que eu estava entrando pela saída da catedral de São Pedro! hehehe!
Depois de receber as instruções de como fazer a coisa certa, eles me indicaram a fila que eu deveria ir e lá mais um casal gente boa, mineiros de BH, compartilhamos bons momentos durante a visita da catedral de São Pedro. Turistaiada em peso! Parecia Aparecida-SP! Mas as belezas que estão la dentro realmente são verdadeiras obras de arte, a maioria feita por Michelangelo.
Depois de visitar o Vaticano, ( outro país! ) voltei caminhando para o Hostel tentando encontrar algumas pechinchas em termos de presentinhos ... mas tá difícil! Tudo preço pra turista!!! Afinal, não importa onde você está em Roma. Certamente é um local turístico!!
Assim acredito que finalizo as minhas postagens. 32 dias na estrada ( a grande maioria de ferro ), percorrendo 13 países e aprendendo todos os dias coisas novas. Realmente uma experiência que levarei para o resto da vida!!
Agradeço a todos vocês que torceram por mim, acompanhando meu Blog, dia a dia e a você também que caiu aqui de para quedas depois de procurar qualquer besteira no Google.
Tici, amo você!