segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

El Calafate

Situando:


Continuamos na luta pessoal!!! Desculpem pela demora em mandar notícias, mas eu posso explicar como sempre! ... No post anterior, comentei que pegaria o busão para El Calafate, via a Ruta 40 ... mítica, sombria e longa ... muito longa! E lá fomos nós... com 1h de atraso, chega o busão ...

Esse atraso foi o suficiente pra eu conhecer mais duas pessoas muito queridas, mesmo em pouco tempo de contato, trata-se de Noga e Nofar... duas Israelitas que estão também em viajem depois de terminarem seus serviços nas forças armadas de Israel. Simpaticíssimas, conversamos sobre o Brasil, suas belezas e pra variar, a beleza da língua portuguesa mais uma vez foi pauta da conversa com os gringos...


Noga, Kakiko e Nofar aguardando o bonde ...

Papo vai, papo vem, o bonde chega ... uma coisa meio MadMax ... com grades no parabrisas, grandes pneus ... uma coisa realmente preparada pra enfrentar tudo o que pudesse ter pela frente... mas não era um Lixo-móvel, como na Bolívia.

Embarcamos e nossas conversas ficaram restritas às paradas subseqüentes, que por sua vez foram cada vez mais esperadas por todos no busão, pois o que chacoalhava, não estava escrito!!!

Comentando mais sobre as pessoas que viajavam comigo neste trecho, muitos israelitas, o casal de brasileiros, três Tchecas do meu lado... (que não falavam nem entre elas ... quanto mais comigo..) e um casal muito único de americanos, que chamaram a atenção desde o momento em que entraram no busão! Pense num americano clássico só que vestido de “Chaman boliviano”!? pensou?! Então ... era mais ou menos isso que ficava circulando no corredor do ônibus toda hora! ... certamente foi o cara que mais usou o banheiro!!!

Falar da Ruta 40 ... é muito fácil, ou você ama ou você odeia ... mas, tecnicamente falando, eu ainda não tenho opinião formada!!! Principalmente porque foi muito cansativa! ... Mas nem por isso deixaria de fazê-la! Acho que ela tem um significado especial na viagem, como se fosse realmente trazer a tona todo o espírito aventureiro e rumo ao desconhecido que se pode ter em uma viagem desta magnitude. Fazer este trecho por outro caminho, mesmo sendo um trecho mais extenso, é mais rápido devido à velocidade média exercida pelo ônibus, o que realmente é impossível na Ruta 40.

Quanto às paisagens observadas, creio que não há muita coisa a comentar... pois a patagônia é a região com a menor densidade demográfica do mundo... isso quer dizer que encontrar uma pessoa que fosse erra mais raro que uma linda paisagem ... que por sua vez não teve muita variação, por isso, se tornou cansativo ver o deserto patagônico pela janela...


Vista patagonica.

Bom... só de escrever já me cansei só por lembrar do trampo que foi esse trecho!

Chegamos a El Chalten, cidade base para Fritz Roy ... um parque nacional com grandes montanhas e glaciares, particularmente cortei dos meus planos, pois tenho Torres Del Paine pela frente e acho que são dois lugares maravilhosos mas muito parecidos na sua essência. Lá desceram muitos passageiros, inclusive as israelenses e os brasileiros.

Cheguei finalmente em El Calafate ... parecia mentira! ... cheguei às 11 da manha ... já deixei comprada a ida para Puerto Natales e fui correr atrás de um hostel, para deixar as coisas, tomar um banho e conhecer finalmente o Glacial Perito Moreno ... parecia simples ... mas Murphy mais uma vez se fez presente, pois andei por todos os caixas eletronicos de Calafate e em nenhum consegui sacar dinheiro ... e isso eh certamente sinônimo de problemas... rodei, rodei e rodei, o tempo passou e os prazos se apertaram ...

Recorri a velha tática de trocar credito por dinheiro nas lojas, comprado qualquer coisa e passando no cartão um valor superior ao comprado para receber o troco em espécie ... simples assim, mas não consegi! Somente consegui fazer essa falcatrua, no posto de gasolina ...!! Levantei o suficiente para comprar as passagens para o Perito Moreno e só ...

Depois fiquei sabendo que ainda tinha a entrada do parque para pagar... o que faltou, emprestei de um brasileiro para fazer a intera ... Vergonhoso, mas real... e com um pouco de cara de pau ... tudo certo!!!

O Glacial Perito moreno é uma coisa indescritível... ele fica 60km distante de El calafate e a beira de uma Lago, verde ... muito lindo também!!! Nas fotos vocês poderão perceber melhor tudo isso!



Lago verde onde desemboca o Glacial Perito Moreno e Kakiko e o dito cujo.

Imenso, o glacial tem uma formação pitoresca e todo o tempo algum pedaço dele se desprende, parecendo um tiro de canhão ou alguma coisa parecida...

Esse lugar é mais um que eu classifico que você deve ver com seus próprios olhos, pois as fotos que eu vi até então não davam a real dimensão do que era o glacial. Um lugar impressionante!



Kakiko e outras vistas do Perito Moreno.

De vota a El calafate, não consegui sacar nada ... e tive que ir pra um Hotel caro, mais uma vez .. mas eu bem que mereço! Tem banheira, tem secador, tem um monte de coisas que certamente não vou ter nem vontade nem tempo para usar.

E para fechar El Calafate com chave de ouro, no café da manhã do Hotel, conheci uma Brasileira que viajava junto com a sua filha, comemorando seus 60 anos de idade... e na boa conversa que tivemos, ela disse uma frase muito sábia: “Na vida não podemos perder 3 coisas muito importantes, o humor, a curiosidade e a capacidade de se indignar...” está coberta de razão.

Grande abraço a todos, obrigado a todos que deixam recados, e que em um momento oportuno irei respondê-los!!!

4 comentários:

Unknown disse...

o perito moreno é lindo demais...

Anônimo disse...

Oi Kako .. e quais são os planos agora ... Ushuaia ainda tá longe hein cara! Por aqui sem muitas novis (tirando a greve do HSBC...rsrs. Muito legal vc trocar essas moedas de cultura com gente do mundo inteiro. Essa bagagem é sua e ninguém NUNCA vai poder confiscar! Estamos com muita saudade e saiba que vc faz muita falta! Um beijo e se cuida! p.s - de vez em quando é bom ficar num hotelzinho cheio de mordomias né?

Unknown disse...

Ohhh horse!!!! Que lugares hein piá?!? Show de bola mesmo.
Há! uma dica! que tal para de colocar Kakiko e alguém ou Kakico em algum lugar nas fotos. A gente sabe que é você pô!!!! hahahaha.
Curta o maxímo que puder. É em momentos e lugares como esses é que percebemos como Deus é grande.

Aquele abraço.
PS: Vê se vendem Derby por aí?!?! hahahaha.

Fumaça

Anônimo disse...

Que cara mala esse Antonio!!!! Ele fuma? hahahahahaha

Related Posts with Thumbnails